Skip to main content
RH

O que são metodologias ágeis?

By agosto 20th, 2022No Comments
o que são metodologias ágeis?

Para que haja uma facilidade e maior adesão ao dia a dia de uma empresa e sua cultura interna, é necessário adequar o time a novos processos como as metodologias ágeis, que provocam uma renovação e transformação em um RH mais dinâmico e estratégico.

Sendo assim, entender o conceito das metodologias ágeis é o primeiro passo para adaptá-lo ao cenário do RH. Dessa forma, é possível aliar tecnologia, inovação e modernidade a processos capazes de estimular e engajar uma maior produtividade dos colaboradores.

É preciso lembrar das principais diferenças entre o RH tradicional e o ágil, já que ambos se diferem em seus objetivos. Enquanto o RH tradicional focava seus esforços em entregar metas e resultados, desenvolvendo a equipe de forma individual, uma gestão ágil procura valorizar seus talentos permitindo que o colaborador seja responsável pelo seu próprio crescimento e desempenho.

Dessa forma, há muito o que transformar dentro dos processos de uma organização que deseja trabalhar com metodologias ágeis. Siga com a leitura e aprenda sobre como tornar sua gestão mais estratégica, quais os benefícios de um RH ágil e como aplicar essas metodologias na sua empresa.

Acompanhe!

O que são metodologias ágeis?

 

Independente do segmento ou tamanho de uma empresa, é certo afirmar que seus objetivos e metas estão atrelados a resultados não somente positivos mas que também ocorram de maneira muito mais rápida. Assim, focar seus processos em aplicações mais ágeis é o caminho para entregas mais constantes e assertivas.

Na metodologia ágil, o processo se dá de maneira mais dinâmica, onde há espaço para adaptações e transformações em tempo real, são ciclos curtos que permitem ações mais fluidas e rápidas.

O termo metodologias ágeis surgiu na área de tecnologia, baseando-se no Manifesto Ágil, provocando uma na forma como eram desenvolvidos os softwares (desenvolvimento em escala) e tornando os resultados das empresas mais satisfatórios e transparentes.

O mundo corporativo necessita de práticas mais colaborativas, flexíveis e eficazes para que seus produtos e serviços consigam impactar o mercado, imprimindo às empresas seu diferencial competitivo e sua qualidade em relação às outras.

De maneira prática, o Agile é formado por processos multidisciplinares com técnicas que tornam a gestão dos projetos muito mais flexível, tirando o foco dos processos burocráticos e visando mais eficiência na sua performance. Devido aos seus resultados o método logo se espalhou para outras áreas e é o que trataremos a seguir, entendendo o conceito a partir do desenvolvimento de um RH ágil. 

 

O que é RH ágil?

 

Diferente do RH tradicional, o conceito de uma gestão ágil está focado em processos que tornem o dia a dia da empresa mais flexível, com uma alta qualidade em suas entregas e um maior dinamismo em suas ações.

A gestão de pessoas precisa estar alinhada e focada em construir um trabalho de equipe eficiente e de alta qualidade, para isso, é necessário que haja diferentes formas de aprimorar os processos internos.

Em um RH ágil, alguns conceitos não podem ser ignorados, como:

 

  • Planejamento;
  • Transparência;
  • Ferramentas digitais;
  • Treinamentos.

 

Por fim, para que os profissionais não fiquem travados em processos e ciclos muito longos e burocráticos, é fundamental que as instituições e empresas se adaptem à nova realidade do mercado e busquem cada vez mais, a implementação das metodologias ágeis para um RH muito mais assertivo e eficiente.

 

Metodologias ágeis no RH: quais os benefícios?

 

Como mencionado anteriormente, um dos principais benefícios que a adoção de metodologias ágeis pode trazer para o RH é imprimir uma dinâmica de trabalho muito mais objetiva, clara e rápida. Sendo assim, é possível transformar os processos de trabalho e atingir um novo nível de excelência em suas entregas.

De forma clara, metodologias ágeis aplicadas ao setor de RH conferem ao dia a dia diversos benefícios e vantagens que só agregam valor ao negócio. Confira agora, alguns desses benefícios!

Aumento na produtividade

Por se tratar de processos mais simples e curtos, os profissionais acabam conseguindo maximizar seus resultados, a partir do aumento da produtividade. Nesse contexto, o trabalho é muito mais objetivo e assertivo, permitindo que o profissional consiga aumentar seu desempenho nas tarefas e por consequência sua performance.

Profissionais mais independentes

Com as metas e objetivos claros e muito bem definidos e distribuídos entre as equipes, os colaboradores conseguem tomar decisões mais assertivas e eficientes para o sucesso de suas entregas. Isso porque há uma maior previsibilidade e chances de sucesso, o que permite que as decisões sejam tomadas com muito mais segurança e independência.  

Troca de conhecimentos

Em uma metodologia ágil há uma grande troca de experiências e conhecimentos, com opiniões e visões distintas em todas as equipes e núcleos. Isso só agrega para que o resultado final seja o mais satisfatório possível, ou seja, são oportunidades para que essas trocas ocorram de forma direta e simplificada.

Oportunidades de crescimento na carreira

Com o mapeamento dos principais pontos que precisam ser melhorados e com a liberdade e autonomia que os profissionais recebem adotando um RH mais ágil, há uma grande oportunidade de crescimento em suas carreiras, já que aumenta sua agilidade e permite uma colaboração contínua e ajuda no seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Processos mais simples e sem burocracia

Com a transformação que as metodologias ágeis promovem nos processos internos de uma empresa, há uma grande mudança na rotina de trabalho. Com isso, as ações são mais simplificadas e desburocratizadas, o que só ajuda na efetivação das demandas e suas entregas.

Otimização do tempo

Como já ficou claro, aqui os processos são mais otimizados e automatizados, o que permite que ocorra uma redução no tempo gasto para a realização dos processos e serviços.

A gestão do tempo e do time ajuda na aplicação de métodos mais eficientes e objetivos. 

Retenção de talentos

Quando a metodologia é bem aplicada, o colaborador consegue atingir seus objetivos, se sentir valorizado, útil e mais produtivo. Nesse caso, é uma consequência o colaborado sentir bem-estar no trabalho, o que permite que esse talento permaneça na empresa.

 

Quais são os tipos de metodologias ágeis?

 

Há diversos tipos de metodologias ágeis e suas especificações, as principais e mais populares são: SCRUM, LEAN e KANBAN. Cada modelo possui sua própria metodologia, estratégia e proposta de funcionalidade e por isso, requer um aprofundamento em suas práticas para que seja possível escolher o que mais for adequado para suas necessidades.

Scrum

Inicialmente, trata-se de um conjunto de práticas que permite alcançar os resultados desejados de um jeito muito mais rápido e eficiente. O gerenciamento de projetos dentro da metodologia Scrum, necessitam de um representante, um líder que irá direcionar sua equipe em cada etapa do processo, ajudando na divisão de tarefas.

Quando as metas e objetivos são apresentados e a equipe é definida é hora de separar os processos por Sprint, que são ciclos curtos, que podem durar de uma semana a um mês, para que a equipe desenvolva suas atividades e em seguida se reúna para avaliar e validar suas entregas.

O método Scrum permite que haja uma maior flexibilidade nos prazos e adaptações e correções durante todo o processo, o que só ajuda a obter muito mais eficiência na execução dos projetos. O Scrum no RH pode ser um importante aliado para líderes e gestores.

Kanban

O sistema do Kanban funciona perfeitamente como uma metodologia de organização das atividades, uma espécie de checklist que ajuda a tornar o dia a dia do RH muito mais ágil, dinâmico e centralizado.

Com o Kanban, a gestão de pessoas é feita de forma coordenada e por meio da definição de equipes, tarefas, metas, feedbacks, premiações e muito mais. Ao aplicar o sistema de Kanban na organização dos projetos torna-se muito mais fácil controlar o fluxo de trabalho, visualizar as demandas de cada setor e ainda, fortalecer as relações internas com equipes mais engajadas e motivadas.

O RH pode adotar essa estratégia de metodologia ágil para conseguir melhorar seus resultados e promover maior engajamento entre os times.

Lean

O RH deve contribuir para que a cultura organizacional de uma empresa esteja alinhada com seus objetivos, metas, visão e valores, além de permitir com que seus colaboradores se sintam cada vez mais envolvidos e engajados em suas atividades.

Para que o planejamento das atividades e projetos seja feito de forma eficiente e suas entregas possam ser validadas de maneira positiva, é preciso desenvolver o capital humano com a adoção da metodologia Lean, assim fica muito mais fácil realizar os processos e as atividades com menos burocracia e mais assertividade.

O princípio do Lean está em reduzir desperdícios e simplificar as ações para alcançar mais agilidade nas entregas, os problemas e falhas são facilmente identificados e as atividades podem ser otimizadas com resultados de qualidade.

O RH pode então, realizar suas tarefas de forma muito mais precisa e enxuta tornando sua gestão mais ágil e produtiva.

 

RH ágil: como aplicar?

 

Qualquer que seja a metodologia escolhida pela liderança, é necessário não esquecer que deve ser fundamentada em um planejamento muito bem estruturado para que seja inserido na cultura organizacional da empresa. Sendo assim, há alguns passos que devem ser tomados para garantir a maior produtividade e eficácia das metodologias ágeis. Acompanhe!

Definição de metas

O primeiro passo para tornar o RH mais ágil é a definição das metas e objetivos que desejam alcançar. Em seguida, é importante que essas metas estejam alinhadas e bem claras para todos da equipe, compreendendo onde se quer chegar e como deve ser feito cada processo para se chegar ao objetivo final, tudo fica mais facilitado e assertivo.

Escolha da melhor técnica ágil para o RH

Para que o trabalho possa ser iniciado é importante identificar qual das metodologias ágeis disponíveis é mais indicada para a gestão de talentos. Ao se aprofundar neste assunto e entender cada detalhe das práticas ágeis, é possível conseguir extrair o máximo de informações e definir o método de trabalho.

Líderes e colaboradores treinados e engajados 

Mudar a mentalidade da equipe e conseguir com que cada profissional se sinta seguro para seguir com as práticas da metodologia ágil é imprescindível para o sucesso dos resultados. Sendo assim, capacitar e treinar os profissionais é uma das partes fundamentais do processo, para que a equipe esteja alinhada e consiga os resultados desejados.

Por fim, é importante ressaltar que uma gestão de pessoas realmente eficiente é aquela em que os profissionais são respeitados e suas competências são aproveitadas em todo o seu potencial. Uma projeção de carreira inteligente e grandes oportunidades de crescimento são bases essenciais para a atração e retenção de talentos.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir nossos outros materiais e conteúdos no blog. Assine nossa newsletter e não perca as novidades!

 

Joaquim Assunção

Co-Founder da Improvefy, professor da FGV e executivo C-Level com vasta experiência em OKRs e planejamento estratégico.