Dentro de uma organização, os responsáveis pela gestão de pessoas precisam gerar um fluxo de trabalho que torne os processos mais ágeis e assertivos, e é justamente nesse contexto que o Kanban no RH ganha espaço. Por se tratar de uma metodologia ágil que, por consequência, ajuda no aumento da produtividade dos colaboradores, a prática no ambiente corporativo só tem ganhado cada vez mais adeptos.
A técnica é uma grande aliada para líderes e gestores que desejam facilitar suas demandas e atividades para que seu time tenha ainda mais motivação, clareza e organização em suas tarefas. Por isso, o método ganhou adaptações, surgindo do cenário industrial, e hoje já se encaixando perfeitamente no dia a dia do RH, por exemplo.
Neste artigo, iremos abordar:
- O que é Kanban?
- Como funciona o Kanban no RH?
- Quais as vantagens de adotar a metodologia Kanban na sua empresa?
- Como aplicar o Kanban na sua equipe?
Confira agora!
O que é Kanban?
Kanban é uma metodologia japonesa, uma prática de organização de demandas que visa controlar as atividades em um fluxo contínuo de tarefas. Trata-se de um quadro que dispõe de colunas separadas por etapas, representando o nível de urgência e o estágio de cada atividade.
O Kanban faz parte das metodologias ágeis e é capaz de gerar diversos benefícios para quem possui dificuldades em manter um fluxo de trabalho eficiente e controlado. Sendo assim, a técnica pode influenciar na cultura organizacional da empresa e ajudar a tornar o ambiente corporativo mais prático e produtivo.
Como funciona o Kanban no RH?
No contexto do RH, o Kanban pode ser utilizado a partir de diversos cenários como recrutamento e seleção, capacitação e treinamento de equipes, entre outras atividades.
O método utiliza cartões que dividem-se em: a fazer, fazendo e feito. E geralmente o quadro possui um visual chamativo, com cores distintas para cada etapa e bem mais funcional, por se tratar de algo que traz transparência e fluidez aos projetos.
O Kanban pode proporcionar a otimização do trabalho em equipe por ser um processo bem mais claro e objetivo. Dessa forma, a comunicação é direta e todos ficam sabendo o que está sendo feito e o que precisa ser prioridade.
Para uma gestão de pessoas eficiente, o RH deve promover um ambiente de trabalho produtivo que simplifica a comunicação e torna a entrega das demandas mais ágeis. Isso tudo porque, ao ter acesso a quantidade de tarefas em andamento, por exemplo, é possível otimizar o tempo e reduzir possíveis maus entendidos.
Portanto, com as metas muito bem estruturadas, com as atividades definidas e com cada colaborador ciente de suas responsabilidades, obrigações e demandas, torna-se muito mais simples controlar as atividades. E com o acompanhamento de perto de cada projeto, os resultados conseguem ser positivos e satisfatórios.
Quais as vantagens de adotar a metodologia Kanban na sua empresa?
Como mencionado anteriormente, a metodologia do Kanban traz inúmeros benefícios para a empresa que o adota, desde redução de custos até um controle estratégico dos projetos e da gestão de pessoas.
Sendo assim, vamos entender melhor qual sua real importância para os resultados da empresa:
-
Aumento da produtividade
Com o direcionamento adequado, é lógico esperar que haja um aumento da produtividade dos colaboradores. Isso porque, as atividades desnecessárias são eliminadas e não há ruídos na comunicação, o que permite muito mais assertividade e foco, eliminando partes burocráticas e trazendo maior fluidez para o trabalho.
-
Priorização das demandas
Com a visualização do fluxo de trabalho, a realização das tarefas pode ser muito mais eficiente em seu propósito por ter priorização das demandas. E uma vez que o profissional consegue separar o que é prioritário, os prazos são cumpridos e há uma agilidade maior nas suas entregas.
-
Redução de gastos e falhas
Com processos mais curtos e rápidos, é possível alcançar maior objetividade nas tarefas reduzindo o tempo gasto e eliminando custos desnecessários. Além de ser mais fácil identificar possíveis gargalos dentro do processo, já que tudo é acompanhado de perto e cada pequeno erro pode ser reparado sem que prejudique todo o trabalho das equipes.
-
Padronização dos processos
Com o Kanban um sistema de organização é estabelecido e, portanto, os processos tornam-se muito mais otimizados e padronizados. Isso permite que cada atividade tenha sua formalização de execução, facilitando o acompanhamento das tarefas e um controle sob cada objetivo estipulado.
-
Qualidade nas entregas
Superar as expectativas, ou mesmo, atender as metas traçadas no planejamento de uma organização é fundamental para levar maior credibilidade e notoriedade para a empresa. Dessa forma, conseguir por meio do uso de metodologias ágeis, como o Kanban, entregar produtos e serviços de qualidade é um dos resultados esperados.
E com a prática da metodologia, é possível alcançar resultados positivos de forma muito mais rápida, eficiente e com qualidade.
Como aplicar o Kanban na sua equipe?
Depois de entender o que é Kanban e quais seus principais benefícios, é hora de aprender como aplicá-lo dentro da organização.
Assim, como qualquer outra metodologia que seja escolhida, é necessário estudar e avaliar como será implementada. Portanto, traremos algumas dicas simples de como dar início ao projeto:
- Identifique os processos de trabalho;
- Defina as ferramentas que serão utilizadas;
- Nomeie os responsáveis por cada atividade;
- Treine os colaboradores para o uso da metodologia;
- Deixe claro o que é prioridade;
- Monte seu Kanban;
- Acompanhe os resultados.
Por fim, neste artigo você pôde conhecer uma das metodologias ágeis mais utilizadas no mercado corporativo e acompanhar seus principais benefícios e como aplicá-lo na prática. Com essa tecnologia, o dia a dia no trabalho poderá ser muito mais produtivo e eficiente, levando a resultados mais completos e seguros.
Quer continuar aprendendo ainda mais? Leia também: Digitalização do RH: quais os benefícios e como implementar