Skip to main content
Avaliação de DesempenhoProdutividadeRH

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: CONHEÇA OS PRINCIPAIS!

By agosto 1st, 2022No Comments
plano de ação para metas

Toda e qualquer organização que deseja expandir seus resultados e potencializar suas entregas, precisa mensurar a performance de seus colaboradores e alinhar suas expectativas, já que é por meio da avaliação de desempenho que há a oportunidade de alcançar seus objetivos.

Uma vez que se entende as vantagens e os objetivos de implementar esse processo, a empresa passa a obter dados confiáveis sobre a produtividade e o desempenho de cada colaborador. Acompanhando assim, seu desenvolvimento contínuo e conseguindo corrigir possíveis falhas e ajustes que forem necessários.

No texto de hoje, iremos abordar mais profundamente quais os principais objetivos da avaliação de desempenho e como por meio dela é possível propor melhorias, fortalecendo seu time inteiro. Siga com a leitura!

 

Um novo RH com informações precisas

 

Uma das principais premissas de um RH atualizado e comprometido com seus resultados, é sem dúvida alguma, conseguir recrutar e manter os melhores talentos dentro da empresa. E isso só é possível obtendo informações e dados completos sobre seus colaboradores e sua performance.

Nesse contexto, quando a gestão é feita de maneira organizada e eficiente, é de se esperar que tenha as informações de que precisa de forma assertiva e objetiva. Ou seja, realizar avaliações de desempenho é um ótimo método para colher dados e elaborar as melhores estratégias para alcançar as suas metas.

E é justamente esse um dos objetivos da avaliação de desempenho nas empresas, conseguir estruturar seu planejamento e promover um RH mais eficiente, digital e moderno, retendo talentos.

Valorizar e desenvolver o capital humano das empresas é permitir que o RH seja estratégico em suas atividades e demandas do dia a dia.

 

Apontar possíveis melhorias

 

Existem diversas vantagens de implementar a avaliação de desempenho nas empresas e a partir dessas informações estabelecer um plano estruturado para melhor desenvolver seus colaboradores.

Ao dar início a esse processo o apontamento de possíveis melhorias fica muito mais claro de identificar e assim, é possível estabelecer um outro processo que chamamos de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). 

Com a personalização desse modelo de plano individual, há uma grande oportunidade para desenvolver seus talentos e potencializar seus pontos fortes e com isso, alcançar mais produtividade e satisfação dos seus colaboradores.

 

Comunicação mais clara e transparente 

 

Ao dar início ao processo de avaliar o desempenho de cada colaborador, as oportunidades de promover uma comunicação mais direta entre líderes, gestores e colaboradores é elevada. Isso porque as informações tornam-se muito mais claras e precisas, facilitando a tomada de decisão e permitindo ter acesso a um diálogo mais real e sincero.

Quando os colaboradores são ouvidos, além de permitir que se sintam valorizados e reconhecidos, o resultado passa a ser também conseguir entender suas principais inseguranças e dúvidas e assim, alinhar as expectativas. Dessa forma, você reduz as chances de eventuais erros e más interpretações.

A gestão precisa conseguir transmitir a sua mensagem de forma assertiva para então ter a certeza de que suas metas conseguirão ser alcançadas. Uma boa avaliação começa por uma boa comunicação!

 

Mapear o desempenho demonstra a evolução de cada colaborador

 

Não há como obter sucesso em seus resultados, se antes, não houver uma análise e mapeamento do desenvolvimento de cada colaborador. E para que esse processo seja o mais assertivo possível, se faz necessário implementar a avaliação de desempenho, que demonstra em suas entregas uma excelente oportunidade para promover ajustes e transformações significativas nos rendimentos dos funcionários.

Acompanhar a evolução do time faz parte do processo de integrar a equipe aos objetivos da empresa, permitindo que os colaboradores sejam capacitados e treinados para as suas atividades.

E outro ponto importante sobre ser capaz de acompanhar a evolução de cada colaborador, é também identificar os talentos mais promissores, assim como aqueles que por um motivo ou outro não demonstram mais fazer parte do perfil e da cultura da empresa.

 

Engajar e motivar todos os colaboradores

 

O funcionário que deseja alcançar o sucesso no mercado profissional, almeja poder demonstrar todo seu potencial no ambiente de trabalho, na qual está inserido. E uma vez que há oportunidades para que os talentos se desenvolvam, eles logo estarão cada vez mais motivados e engajados a dar o seu melhor em suas entregas.

Dessa forma, cabe aos responsáveis pelo setor propor ações e processos que ajudem os colaboradores a se sentirem bem, em um clima organizacional saudável e motivador. 

E quais estratégias podem ser usadas para isso? Entre as diversas possibilidades, podemos falar sobre oferecer feedbacks construtivos e contínuos, propor desafios e manter as metas muito claras para todos os colaboradores.

Outro meio importante para ajudar a ter colaboradores mais produtivos e motivados no ambiente de trabalho, é sem dúvida alguma, apostar em melhores benefícios e incentivos como remuneração por metas ou bônus anuais, que são excelentes alternativas para esse propósito.

 

Identificar os talentos mais promissores

 

Possuir um grupo de profissionais talentosos e qualificados dentro das empresas, é uma tarefa bastante complexa, pois depende de alguns fatores externos e internos. Com isso, o RH tem a importante missão de conseguir identificar e desenvolver esses talentos para alcançar todo o potencial de seus objetivos.

E justamente, pensando em trabalhar os profissionais mais promissores da equipe é que a avaliação de desempenho ganha força dentro das organizações e seus processos. Já que é por meio dessa estratégia que é possível criar relatórios e formular informações pertinentes para selecionar, desenvolver e reter os melhores talentos.

Para promover os colaboradores e abrir novas vagas e posições dentro de uma empresa, o RH necessita estar muito bem informado e preparado para realizar essas ações. Sendo assim, é possível evitar enganos e não deixar margem para dúvidas ou a perda de tempo e dinheiro.

É claro que para cada empresa os objetivos com a avaliação de desempenho serão distintos em seu propósito ou aplicabilidade. Porém, é necessário entender qual seria o provável retorno para a empresa ao adotar essa modalidade para o desenvolvimento de seus profissionais.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e não deixe de acompanhar as novidades!

Joaquim Assunção

Co-Founder da Improvefy, professor da FGV e executivo C-Level com vasta experiência em OKRs e planejamento estratégico.