O RH de uma empresa possui a missão de não somente contratar talentos humanos para o benefício dos negócios, como também de acompanhar e analisar a performance dos seus colaboradores e nesse caso, o uso da matriz nine box é uma das mais utilizadas.
O planejamento para identificar e promover os talentos mais promissores necessita de ferramentas eficientes para elaborar um detalhamento completo da performance de cada colaborador. Por isso, a matriz nine box é uma excelente alternativa para cumprir essa finalidade.
Para agregar na gestão de talentos, nesse artigo você vai ver:
- O que é a Matriz Nine Box?
- Benefícios de usar a matriz nine box
- Como é composta a matriz nine box?
- Como aplicar o método nine box?
- O que é matriz de calibração?
- Jano com a matriz-9 multidimencional
Vamos começar?
O que é a Matriz Nine Box?
A Matriz Nine Box foi criada pela McKinsey nos anos 70 durante um projeto desenvolvido na GE. Na época, a matriz relacionava duas variáveis em nove quadrantes: “Força Competitiva” no eixo X e no eixo Y “Atratividade de Mercado”.
A matriz permitia uma análise para suportar as decisões estratégicas da empresa com relação aos portfólios das suas unidades de negócio e tinha como objetivo entender quais dessas unidades receberam mais ou menos investimentos e quais seriam descontinuadas.
Com o passar dos anos, a matriz nine box foi adaptada para o universo do RH e moldada para utilização na avaliação de desempenho dos colaboradores, através de uma matriz que relaciona Desempenho (eixo horizontal) e Potencial (eixo vertical), composta por 3 níveis em cada eixo, formando assim nove quadrantes ou blocos.
Entender o que de fato é a Matriz Nine Box é saber que o seu propósito é simples, pois trata-se de uma ferramenta muito eficaz para visualizar o desempenho e a performance dos seus colaboradores nas organizações.
A metodologia por trás da matriz é bastante visual e prática, permitindo que os gestores reúnam informações importantes sobre cada colaborador, de forma estratégica. Atualmente é uma das principais ferramentas para realizar a avaliação de desempenho e, com isso, gerir os talentos analisando seu potencial coletivo e individual.
A Nine Box é excelente para diversos segmentos e propósitos da empresa, desde o início da integração dos novos talentos, passando pelas etapas de treinamento e capacitação e incluindo também os processos de promoção e desligamento de colaboradores.
Nesse contexto, utilizar a metodologia é uma grande oportunidade para realizar atividades internas mais eficazes e adquirir informações detalhadas, a partir de critérios sobre desempenho e performance de cada colaborador.
Benefícios de usar a Matriz Nine Box
Agora que você conhece um pouco mais sobre a Nine Box, é hora de entender por que utilizar a matriz de desempenho e potencial é tão importante para a realização de uma gestão mais eficiente nas empresas. Separamos algumas vantagens que o método pode trazer. Veja a seguir!
Melhora a comunicação interna
Isso acontece, pois com uma gestão ciente do potencial e das características específicas de cada colaborador, acaba por promover uma comunicação interna mais aberta e direta com seus profissionais, o que permite um diálogo sem ruídos e claro de ambos os lados.
Investir em uma comunicação interna direta e transparente é entender que essa é uma excelente estratégia para motivar e engajar os colaboradores.
Ajuda na retenção de talentos
Em suma, o investimento que é feito para conhecer e se aprofundar sobre ações específicas de cada colaborador ajuda na valorização dos talentos, na garantia de motivação e engajamento e na criação de novas oportunidades na carreira.
Isso ajuda na geração de satisfação e bem-estar para os funcionários que tem seu potencial reconhecido e conseguem visualizar seus pontos fortes, aperfeiçoando o que é necessário.
Facilita na tomada de decisões
Logo, as decisões são feitas com muito mais embasamento, de acordo com informações e dados verdadeiros e em tempo real. Um bom exemplo disso é a possibilidade de ter um panorama bem estruturado das avaliações de determinado colaborador, baseando-se em seu comportamento e desenvolvimento.
E a partir das informações e análises, decidir promover ou realocar os talentos dentro da empresa. Por tanto, com a aplicação da metodologia, é possível visualizar os colaboradores mais promissores e assim direcionar as ações para tomada de decisões mais assertivas e eficazes.
Mas é claro que há muitas outras vantagens na adoção da metodologia nine box, alguns insights interessantes que podem ser retirados com base na localização do colaborador nos blocos da matriz, podem ser:
- Promoções de função;
- Transferências internas;
- Movimentos laterais de carreira;
- Aumentos e bônus salariais;
- Treinamentos;
- Desligamentos.
Como é composta a matriz nine box?
A Matriz 9-Box é representada por um plano cartesiano, formado por dois eixos: o eixo vertical (Potencial) e o eixo horizontal (Desempenho). E composta por 9 blocos que variam suas características.
Cada um dos blocos da matriz contempla certas características identificadas nos colaboradores. Estas características estão diretamente relacionadas ao seu desempenho e potencial, podendo ser divididas da seguinte forma:
Quadrante 1 — alto potencial e baixo desempenho;
Quadrante 2 — alto potencial e desempenho médio;
Quadrante 3 — alto potencial e alto desempenho;
Quadrante 4 — potencial médio e baixo desempenho;
Quadrante 5 — potencial médio e desempenho também médio;
Quadrante 6 — potencial médio e desempenho alto;
Quadrante 7 — potencial baixo e desempenho abaixo;
Quadrante 8 — baixo potencial e desempenho médio;
Quadrante 9 — baixo potencial e desempenho alto.
Ao avaliar o desempenho dos funcionários, os gestores precisam se atentar a dois fatores:
- Em primeiro lugar, qual é o seu desempenho atual, ou seja, qual é o desempenho do colaborador com base nas entregas e resultados no presente.
- Em segundo lugar, qual é o potencial que este colaborador tem para assumir atividades de maiores complexidades e responsabilidades. Ou seja, na análise do eixo vertical, é necessário ter uma visão futura da expectativa de crescimento do colaborador com base nas suas competências.
Por exemplo, colaboradores que trabalham com empenho e se saem bem em suas funções mas possuem pouco potencial de crescimento são bons para se ter na equipe, pois entregam bons resultados.
Porém, ao mesmo tempo, esses profissionais acabam tendo pouco potencial para assumirem tarefas mais complexas e por conta disso, ganham uma expectativa de crescimento menor na empresa.
De modo geral, a matriz nine box oferece uma estrutura que ajuda a gerenciar todos os funcionários de uma organização de maneira relativamente simples e extremamente visual, para que os gestores tomem decisões mais assertivas e de forma mais objetiva.
Muitas empresas ainda realizam essa avaliação de desempenho de forma manual, o que abre para processos mais demorados e complexos. Mas para conseguir revolucionar o mercado e tornar os resultados ainda mais precisos, otimizados e simples de construir, há a opção de utilizar ferramentas que realizam todo esse ciclo de forma automatizada, conseguindo assim, atender as demandas das empresas.
Como aplicar o método Nine Box?
Agora que você já entendeu os benefícios da metodologia 9 box e conheceu melhor sobre a ferramenta que pode impactar a performance de toda a sua equipe, potencializando seu desenvolvimento, chegou a hora de descobrir como colocá-la em prática, montando a matriz com qualidade e transparência.
Assim, como em qualquer outra metodologia usada dentro de uma organização, é sempre um desafio dar o pontapé inicial. Por isso, separamos algumas dicas do que é necessário fazer para estabelecer as melhores práticas dentro do programa 9 box. Veja a seguir!
- A matriz se divide em 9 quadrantes preenchidos horizontal e verticalmente, com informações sobre o perfil do avaliado. Logo, a tabela necessita estar completa e com os dados atualizados e confiáveis, incluindo as informações reunidas pelos gestores e líderes.
- Treine e capacite a equipe que irá cuidar da matriz e ser responsável por mantê-la sempre atualizada e completa. Portanto, o foco deve ser envolver os profissionais para que todos entendam a importância da ferramenta para o desenvolvimento dos colaboradores.
- Para realmente obter os resultados esperados com o uso da ferramenta é necessário ter um plano de ação e segui-lo. Dessa forma, a ferramenta servirá para ajudar os colaboradores a desenvolver suas habilidades, não para rotular comportamentos e tomar decisões precipitadas.
- A Nine Box precisa ter seu objetivo bem claro para conseguir ser ainda mais assertiva em suas avaliações. Ou seja, é necessário definir qual o objetivo, avaliar os colaboradores? diminuir o turnover? promover ou realocar os talentos? engajar e motivar a equipe? Com base na motivação é que a construção da nine box será muito mais eficaz nos seus resultados.
- Defina os indicadores do RH que serão a base pela qual a equipe será avaliada, os KPIs (Key Performance Indicators – indicadores-chave de performance) serão os norteadores do processo e ajudarão a compor uma estratégia muito mais assertiva e eficiente. Exemplos de indicadores: taxa de produtividade, absenteísmo, índice de satisfação dos colaboradores entre outros.
Esse é um assunto bastante completo e que necessita de maiores desdobramentos em cada etapa de seu processo. Mas para formular um ciclo de avaliação com qualidade, estas são sem dúvida as ações que NÃO podem faltar para a sua matriz nine box ser iniciada.
O que é Matriz de Calibração Nine Box?
Para não haver riscos de erros e avaliações injustas ou mesmo incompletas, é necessário adotar medidas para a calibração da nine box. E o que isso quer dizer? Significa dizer que a empresa deve compor um comitê de calibração que será responsável pelo equilíbrio entre os processos de avaliação.
Em outras palavras, a calibração da nine box é justamente para garantir que os colaboradores receberão suas avaliações de forma justa e com transparência. É o que permite que os resultados coletados por meio da análise de dados estejam de acordo com a realidade e com base nas expectativas e exigências da empresa.
Um comitê de calibragem que cumpre seu papel consegue entregar os resultados das avaliações de desempenho de forma muito mais verdadeira e ética, já que se norteia nos pontos bases de um processo que não foge da realidade.
Dessa forma, a calibração da nine box é uma parte muito importante de todo esse processo, que pode ajudar a potencializar as entregas, otimizar tempo, reduzir custos e tornar mais precisa e justa as avaliações realizadas pelos gestores.
Jano com a Matriz 9-box multidimensional
O diferencial da plataforma Jano, no que corresponde a matriz nine box, pode ser encontrado nos tipos e quantidades de cruzamentos disponíveis e quadrantes para que seja feita a avaliação de desempenho, por exemplo.
Há ainda uma flexibilidade de criação muito grande dentro da plataforma para que a matriz seja feita de forma específica e personalizada. Os tipos de cruzamentos disponíveis são diversos, possibilitando outros formatos com descrições, tamanhos diferentes, nomenclaturas, entre outros.
O software Jano é completo e perfeito para que a sua gestão consiga ter insights estratégicos e identifique os talentos por meio de processos eficientes e de qualidade.
Por fim, adotar a metodologia nine box é algo que pode transformar os resultados no dia a dia da empresa, facilitando o modo de avaliar seus colaboradores e de se basear em informações completas e atuais para a tomada de decisão.
Quer revolucionar a gestão da sua empresa utilizando a matriz nine box? Clique aqui e descubra como podemos te ajudar nisso!