
Para que a gestão de pessoas funcione de forma eficiente dentro de uma organização, é necessário fazer uso de certas ferramentas e estratégias, como é o caso do Balanced Scorecard, conhecido também pela sigla BSC.
Com essa metodologia, as empresas conseguem aumentar seu desempenho e acompanhar seus objetivos, acelerando seus resultados. Dessa forma, permitindo uma visualização estratégica do fluxo de trabalho e de seu progresso a longo prazo.
Assim como outras metodologias que já foram apresentadas aqui, como: Kanban, Matriz 9-box, Gamificação, entre outras. Iremos abordar sobre o conceito do BSC, desde sua origem até sua aplicabilidade para uma gestão mais estratégica e prática.
Então, boa leitura e aproveite o conteúdo!
O que você vai ver:
- O que é Balanced Scorecard?
- Quais são os elementos estratégicos do Balanced Scorecard?
- Como funciona o Balanced Scorecard?
- Qual a importância e os benefícios do BSC?
- Como aplicar a metodologia BSC na sua empresa?
O que é Balanced Scorecard?
O conceito originou-se em 1992, quando David Norton e Robert Kaplan, juntos, formularam um artigo sobre uma metodologia própria para medir seus resultados e definir metas estratégicas.
A proposta tinha como principal objetivo avaliar pontos importantes do negócio e não apenas determinadas métricas, mas o seu desempenho como um todo. O artigo era intitulado como: “O Balanced Scorecard: Medidas que impulsionam o desempenho”, e possui pontos específicos a serem considerados.
Essa metodologia, tornou-se um modelo de gestão estratégica, considerando mensuração de progressos, metas, planejamento, entre outros. É uma técnica de balanceamento dos principais indicadores de desempenho dos projetos existentes em uma empresa, do começo ao fim.
O termo também refere-se a algo como “Indicadores Balanceados de Desempenho”, o que pode representar uma grande melhoria de resultados, ajudando a mostrar o que tem funcionado ou não, dentro da organização.
Assim, com a implementação do BSC é possível considerar quatro perspectivas: financeira, mercado (clientes), processos internos e aprendizado/crescimento.
A seguir, iremos abordar cada uma dessas perspectivas e suas variáveis. Acompanhe!
Quais são os elementos estratégicos do Balanced Scorecard?
O BSC pode ser definido por sua visão e estratégia, que busca medir as variáveis do negócio para conseguir acompanhar seu progresso. E nesse contexto, quatro perspectivas chaves são definidas, como:
Perspectiva Financeira
Na perspectiva financeira são atribuídas questões relacionadas ao impacto que as decisões sobre os gastos e investimentos possuem no alcance das metas e objetivos do negócio.
Dessa forma, é possível relacionar como os investidores, acionistas e clientes enxergam a empresa, para a partir disso conseguir traçar um planejamento financeiro estratégico que resulte na satisfação dos mesmos com bons resultados.
É aqui, que os indicadores financeiros são avaliados como: faturamento bruto, preço médio de venda, ticket médio, ROI, entre outros. Com essas métricas é possível visualizar se a empresa está alcançando os resultados que esperava e como pode ter sucesso e aumentar seus lucros.
Perspectiva do Mercado (cliente)
Com a perspectiva de mercado, a empresa avalia a satisfação dos clientes, ou seja, pode partir para uma pesquisa sobre quais objetivos de relacionamento com o seu público foram atingidos.
Essa avaliação está diretamente ligada com a perspectiva financeira já que reflete os resultados alcançados por meio de sua rentabilidade. Aqui, aspectos como fidelização, satisfação, reputação, experiência com a compra, entre outros são os principais indicadores desse processo.
Outro ponto importante a ser considerado é o mercado de atuação, avaliando pontos estratégicos para crescimento e expansão do negócio.
Perspectiva dos Processos Internos
Como cada perspectiva está diretamente ligada a outra, é preciso entender que para alcançar cada uma delas é necessário trabalhar ações fundamentais no que diz respeito aos processos internos da organização.
Logo, quais ações precisam ser tomadas para que o sucesso do negócio seja satisfatório e os objetivos consigam ser alcançados? Na prática, isso quer dizer que o foco deve estar na qualidade das operações que precisam ser executadas.
Indicadores como produtividade do time, qualidade do serviço\produto, pós-venda entre outros são o foco para conseguir implementar melhorias e reparar possíveis erros.
Perspectiva de Aprendizado e Crescimento
Como em todo planejamento estratégico de qualidade, um passo muito importante para o seu sucesso, é conseguir capacitar e treinar o time para atingir as metas e objetivos traçados.
Nesse contexto, a organização deve avaliar ativos intangíveis que estão relacionados à satisfação e retenção de seu capital humano. Alguns indicadores essenciais para essa perspectiva são: turnover, gestão de feedbacks, engajamento, employee experience, entre outros.
Com essa perspectiva muito bem definida, a organização conseguirá agregar valor e melhorar sua reputação, aliando princípios básicos à cultura organizacional da empresa.
Agora que você já conhece o conceito do Balanced Scorecard e suas quatro perspectivas, entenda como funciona essa metodologia!
Como funciona o Balanced Scorecard?
Chegou a hora de entender como essa metodologia estratégica funciona para assim conseguir colocá-la em prática. Acompanhe!
Para além das 4 perspectivas do BSC, existem ainda 4 tópicos importantes e fundamentais para o seu funcionamento, que são:
-
Mapa estratégico
Depois de reunir e definir os elementos estratégicos do BSC, o momento é de estabelecer com clareza as ações e iniciativas que serão a missão do negócio.
Criar o mapa estratégico ajudará a dar um norte para os projetos que precisam ser implementados, ou seja, será por meio desse tópico que a organização conseguirá estruturar seu planejamento.
O mapa tem como propósito facilitar o fluxo de informações pertinentes a missão, visão, valores, objetivos e metas da empresa, de modo bastante transparente e de fácil visualização, sendo acessada por todos e facilitando assim a comunicação interna entre as equipes.
Assim, será possível estruturar as estratégias da empresa de forma rápida, simples e funcional.
-
Objetivos
Estabelecer os objetivos da estratégia é a parte fundamental para que o planejamento seja um sucesso. Isso porque é necessário saber definir os objetivos de forma que eles consigam ser alcançados.
Objetivos precisam ser alcançáveis, audaciosos, mas reais. Sendo assim, parte do processo de motivar e engajar os colaboradores passa por definir metas flexíveis, justamente para que não haja frustração e desmotivação ao longo do ciclo.
Isso quer dizer que estabelecer os objetivos de cada perspectiva é essencial para o bom funcionamento da organização.
Defina os objetivos e alinhe as ações com os recursos disponíveis, comunicando as metas para todas as áreas envolvidas.
-
Indicadores
Os indicadores ajudam a visualizar o desempenho da empresa, são eles que mostram como cada ação tem sido desempenhada e quando há a necessidade de realizar algum ajuste ou intervenção.
Alinhar os indicadores é fundamental para conseguir monitorar cada etapa do processo do BSC e medir as possíveis mudanças necessárias.
Um bom exemplo de acompanhamento de indicadores, é o de satisfação do cliente, que pode indicar se a estratégia utilizada tem tido sucesso ou se é necessário rever o planejamento estratégico para alcançar o resultado esperado.
Acompanhar o desempenho de cada objetivo traçado é essencial para atingir bons resultados. Portanto, os indicadores possuem um importante papel no desenvolvimento de um BSC de qualidade.
-
Metas
As metas representam o nível de performance de cada um dos indicadores, traçando um planejamento para o alcance das metas individuais e coletivas.
De modo geral, as metas facilitam o processo de quantificar a performance de cada objetivo proposto dentro do planejamento estratégico inicial.
Enfim, como você pôde perceber, implementar o Balanced Scorecard na empresa é uma tarefa que requer visão estratégica e a integração de diferentes setores para que o planejamento consiga ser o mais completo possível.
O BSC é uma ferramenta que ajuda na gestão estratégica da empresa de forma clara e eficiente, consolidando um modelo de negócio que tem sido largamente trabalhado e desenvolvido em diferentes segmentos e tamanhos de empresas.
Dessa forma, a estratégia consegue se manter atual e benéfica para as organizações que dela se utilizam. Entenda agora, os principais benefícios desse conceito.
Qual a importância e os benefícios do BSC?
As organizações que aplicam a metodologia do BSC, conseguem atingir resultados bastante significativos em seus negócios. Por isso, separamos alguns dos principais benefícios de adotar esse modelo na administração.
Mas antes de apontar os benefícios é essencial falarmos sobre sua importância, já que a ferramenta torna-se essencial para gerenciar as estratégias da organização.
A proposta é bastante simples, a de unir ações e estratégias para o alcance dos objetivos. Logo, todos os setores da empresa são atingidos e é possível traçar metas de curto, médio e longo prazo.
Quando a empresa adota a metodologia BSC, ela ganha uma visão ampla de como realizar seus objetivos de forma eficiente e passa a alinhar melhor suas ações com base em indicadores reais e mensuráveis.
Por meio do BSC, as vantagens podem ser:
Melhora a visão estratégica
Com a visualização de todos os principais indicadores da organização e o acompanhamento claro das estratégias, torna-se mais fácil definir os planos de ação necessários.
Para a melhoria e transformações dos resultados é necessário ter clareza nas metas e conseguir acompanhá-las de forma transparente, objetiva e específica é o que possibilita ter uma percepção macro dos objetivos.
Facilita a comunicação entre as equipes
Saber onde se quer chegar é um dos principais passos para alcançar o resultado desejado, e nesse caso, é essencial que todos os envolvidos estejam alinhados e que falem a mesma língua.
Dessa forma, deixar a equipe ciente do que tem sido feito e do que precisa ser realizado é o que facilitará que todos os outros processos aconteçam.
Com o uso da metodologia BSC, não somente os gestores conseguem acompanhar os avanços, como também os colaboradores visualizam cada etapa e conseguem assim, melhorar a qualidade das suas entregas.
Nesse cenário, a comunicação interna de uma empresa é a chave para propagar os objetivos e metas da organização e assim, conquistar os resultados desejados.
Alinhamento das estratégias
Com o BSC é possível trabalhar os objetivos da empresa a partir do mapa estratégico, o que ajuda a implementar a ideia dentro da organização, com as ações que deverão ser executadas.
Sendo assim, a adoção dessa metodologia facilita no alinhamento das estratégias e na melhor gestão das informações. Com toda a equipe envolvida no projeto e ciente do seu papel para o bom funcionamento das ações estratégicas, é esperado que todos consigam visualizar os objetivos e caminhar para o mesmo propósito.
A construção de um plano de ação conjunto é o que garantirá que todas as áreas da organização estejam alinhadas e em perfeita sintonia com seus objetivos e metas.
Aprimoramento contínuo
Uma vantagem competitiva em relação às outras empresas, é sem dúvida alguma a possibilidade de melhorias contínuas com a constante renovação de estratégias e planos de ação. E isso tudo para garantir que melhor atendam as necessidades e demandas da empresa.
Esse aprimoramento constante é o resultado do acompanhamento em tempo real dos indicadores e métricas. E isso é o que gera a possibilidade de medir o desempenho e o alcance do que tem sido feito dentro da organização.
A ideia é garantir que os reparos e ajustes sejam feitos para que a qualidade aumente conforme as metas forem sendo atingidas. As revisões periódicas são o que permitem que os avanços aconteçam de forma dinâmica, construindo assim, um ciclo de melhoria contínua bem estruturado e eficiente.
Como aplicar a metodologia BSC na sua empresa?
Agora que já passamos por todo o conceito que há por trás da metodologia BSC e nos aprofundamos em seus benefícios, chegou o momento de aprender como implementar a ferramenta ao seu negócio.
A forma como o balanced scorecard consegue ser objetivo e atual, dentro do mercado, é o que faz dele a ferramenta perfeita. E tudo isso, porque o foco da metodologia está em conseguir uma visão ampla e a longo prazo do negócio.
O BSC consegue reunir em um só lugar indicadores tangíveis e intangíveis da empresa, para que sejam analisados em conjunto e não somente analisar perspectivas financeiras, por exemplo.
Considerando que o objetivo da organização seja alinhar seus setores e conseguir acompanhar seus processos para obter êxito nos resultados, o passo a passo seria:
Relacione suas ações e crie um mapa estratégico
Esse momento é crucial para o funcionamento do BSC, reunir informações pertinentes sobre a empresa para conseguir definir onde é necessário investir no momento.
É interessante entender quais as principais necessidades da organização e o que seria essencial para alcançar melhores resultados. Um bom exemplo, pode ser empresas que não possuem um sistema integrado sobre seus colaboradores para auxiliar no PDI e facilitar a tomada de decisão.
Sendo assim, há a necessidade de adotar uma gestão mais dinâmica, automatizada e eficiente. E para isso, é necessário fazer uso de ferramentas que promovam esse objetivo, ou seja, esse é um dos pontos que necessita constar no planejamento estratégico.
O mapa estratégico precisa reunir uma visão clara do que a empresa deseja alcançar e quais os recursos ela irá adotar para tal.
Informe sobre as estratégias e objetivos a todos os envolvidos
Com o planejamento em mãos, é importante informar aos colaboradores as estratégias e objetivos que a empresa deseja alcançar. O alinhamento dos objetivos e das metas com a equipe é o que garantirá a adesão e engajamento de todos.
Independentemente se a empresa em questão for pequena, média ou grande, ela necessita trabalhar o BSC comunicando seus passos e integrando sua equipe em cada etapa do processo.
Defina as métricas e indicadores que serão trabalhados
Para seguir o planejamento estratégico de forma eficiente, é importante ter seus indicadores bem claros. Dessa forma, será possível, realizar o acompanhamento e metrificar os resultados, verificando o que tem funcionando ou não dentro da estratégia.
Para tomadas de decisões assertivas é necessário se basear em informações e indicadores específicos. Logo, a definição dos indicadores faz parte do funcionamento do BSC.
Promova feedbacks constantes e horizontais
A flexibilidade que o BSC promove a empresa, é o que possibilita as alterações necessárias ao longo de todo o processo estratégico. E isso só acontece a partir de feedbacks contínuos que são realizados com toda a equipe.
É por meio dos feedbacks que melhorias podem ser implementadas e que a gestão consegue avaliar estrategicamente o que necessita ser aprimorado, baseando-se em métricas de desempenho.
Sempre monitore e acompanhe os resultados!
Invista em ferramentas tecnológicas
Apesar de construir uma planejamento estratégico eficiente e com qualidade, reunindo todas as perspectivas necessárias, se não houver investimentos nas ferramentas tecnológicas adequadas, o progresso será muito mais lento.
De fato, associar as estratégias com plataformas e ferramentas que ofereçam maior facilidade nos processos e tragam dinamismo, rapidez e fluidez nos projetos é o que pode destacar sua empresa das outras.
Sendo assim, oferecemos o que há de mais moderno e avançado no mercado, com o software Jano! Nele você poderá construir e definir suas metas e objetivos de acordo com o planejamento estratégico que escolher, alinhando expectativas e tornando o acompanhamento muito mais organizado e fácil de mensurar.
Traduza sua estratégia em termos operacionais com a plataforma Jano e transforme seus resultados. Fale agora mesmo com um especialista e agende uma demonstração! Clique aqui.